Técnicas de Escovação
Escovar os dentes é um hábito diário que evita a formação e fixação da placa bacteriana que com o passar do tempo se transforma em tártaro. O primeiro passo para uma boa escovação é a escolha da escova de dente. Essa escova deve ter cerdas macia para não provocar lesões na gengiva. O creme dental também é um fator importante na escovação, por isso escolha um produto que contenha flúor. A escovação precisa ser minuciosa, atuar de forma ampla na boca de modo que elimine todas as placas bacterianas e resíduos de alimentos acumulados nos dentes.
Existem várias técnicas de escovação envolvendo diferentes combinações de movimentos horizontais, verticais e rotatórios. Na técnica que recomendamos, posicione as cerdas da escova em uma angulação de 45º em relação ao dente, em direção à gengiva, fazendo movimentos circulares envolvendo dente e gengiva, assim promoverá limpeza dental e estimulação gengival.
A eficácia da limpeza dos dentes depende basicamente da qualidade da escovação feita pelo paciente, por isso não e necessário colocar força na hora de escovar os seus dentes.
Confira a seguir o jeito certo de escovar os dentes:
- 1Coloque uma pequena quantidade de pasta dental na escova. Lembre-se o importante não é a quantidade do creme dental e sim a técnica correta de escovar os dentes. Uma referência básica da quantidade de pasta a ser usada deve ser o tamanho de um grão de ervilha ou a extensão lateral da escova de dentes.
- 2 Com uma escova macia faça movimentos circulares dentro da sua boca, procurando limpar todas as faces do dente e a gengiva.
A ação do creme dental acontece através da movimentação da escova, por isso não tenha pressa.
- 3 Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical também com movimentos a partir da gengiva em direção ao dente.
- 4 Na superfície de mastigação dos dentes use a escova na horizontal com movimentos de vai-e-vem.
No caso de dúvida, peça orientação ao seu cirurgião dentista.