(61) 3327-2720
Shopping Liberty Mall - Torre "B" - Salas 518/520 - Asa Norte

Limpar a Língua

saude-da-lingua-dicas-e-duvidas

A maioria das causas do mau hálito encontra-se na cavidade oral onde possui uma flora bacteriana bastante concentrada, por isso é importante que a língua como os dentes sejam constantemente higienizados. Muitas vezes, a halitose está relacionada à saburra lingual que é uma massa, uma película sobre a língua formada de bactérias, restos de alimento, saliva e células de descamação da cavidade oral.

Durante as refeições, resíduos dos alimentos ingeridos depositam-se na parte dorsal da língua, resultando em uma camada branca acinzentada que é a saburra lingual.

Se estes restos forem deixados sobre o dorso lingual eles irão produzir, devido à degeneração dos mesmos, substâncias responsáveis pelo “mau hálito”. A explicação é que a saburra lingual leva à fermentação dos alimentos, liberando gases à base de enxofre, por exemplo, e ocasionando o mau cheiro. Geralmente, as pessoas limpam os dentes e a gengiva, mas esquecem de limpar a língua. Limpar a língua é tão importante quanto usar a escova e o fio dental. Uma língua limpa vai manter a boca mais livre de bactérias por mais tempo e melhorar consideravelmente a degustação.

Apesar de existir várias causas para o mau odor oral, tem sido estimado que 90% dos casos de mau hálito são conseqüências dos restos alimentares “esquecidos” na boca.

Existe no mercado utensílios especiais para limpar a língua, chamado limpador ou raspador de língua. O mesmo não causa tanta ânsia de vômito como a escova de dentes ao ser passado sobre o dorso lingual.

Os raspadores de língua, ou limpadores linguais, são equipamentos auxiliares na remoção mecânica da saburra. Com objetivo de remover bactérias residentes na superfície da língua, constituindo-se de um instrumento anatômico para uso manual, portando uma cabeça curvada em “u” cuja superfície externa é circular e a superfície interna reta, de modo a formar uma linha de raspagem que é aplicada sobre a parte superior da língua, portando ainda, alça ou cabo por onde se segura o dispositivo.

Existem diversos modelos e cores. Não existe um que seja de escolha unânime. Entretanto, o ideal é que o modelo escolhido atenda às seguintes premissas:

  • que a borda removedora de saburra não seja amolada para não machucar a língua;
  • que tenha uma boa adequação de uso para o dia-a-dia.

O raspador de língua funciona no sentido de trás para frente, ou seja, coloque a língua pra fora o máximo possível e arraste o raspador do fundo da boca até a ponta da língua. Faça isso repetidas vezes, lavando o raspador em água corrente.

O que você estará raspando é a chamada saburra lingual que consiste em restos de células mortas e microorganismos que podem causar doenças bucais.

Se você não tiver o raspador apropriado, utilize a sua própria escova dental para limpar a língua, fazendo o movimento de vai e vem, embora o raspador de língua como o próprio nome diz, seja mais apropriado.

A higienização da língua pode ser feita com a escova dental e da seguinte forma:

  1. Coloque a língua para fora o máximo que puder (tente visualizar áreas esbranquiçadas, que são os resíduos)
  2. Coloque a escova na parte mais posterior possível da língua (sobre as áreas esbranquiçadas) , pressione a escova contra a língua e puxe-a vagarosamente para frente.
  3. Repita esta operação até todos os detritos terem sido removidos e depois enxágüe a boca. Esta operação pode ser feita durante a escovação dos dentes.

Este procedimento pode ser difícil para pessoas que tem refluxo, ou seja, sentem náusea quando um objeto é colocado na língua; no entanto a pessoa acostuma-se com o tempo.

Repetindo a escovação da língua todos os dias, teremos uma boca mais limpa, saudável e um hálito mais puro.

As escovas que vem com limpador de língua não são tão eficazes quanto o próprio limpador.

Qualquer dúvida consulte o seu Cirurgião Dentista.