Higienização das Próteses
As próteses dentárias também precisam ser escovadas, já que elas normalmente acumulam muitas bactérias.
Higienização das Próteses Totais (P.T.) e Parciais (P.P.R.)
As dentaduras podem ser higienizadas mecanicamente com escovas apropriadas, dentifrício ou sabão neutro e água fria, sempre após as refeições ou ingestão de alimentos.
Recomenda-se, antes de iniciar a higiene, colocar uma toalha dentro da pia, pois em caso de queda, a prótese não se quebrará.
Pode-se completar essa higiene com uma limpeza química com produtos efervescentes ou deixar a prótese em um copo com água e bicarbonato durante a noite.
Aqui estão alguns tópicos para ajudar na limpeza da sua prótese dentária:
- Segure firmemente a prótese dentária. Colocar um pouco de água ou uma toalha no lavatório (para, se a prótese cair durante a lavagem, não ocorrer danos);
- Com uma escova própria e com água escove a prótese de modo a remover os restos alimentares e a placa bacteriana;
- Coloque-a dentro de um copo, com um antisséptico oral ou só com água.
Existem produtos próprios para limpeza das próteses que devem ser usados de acordo com as indicações do fabricante. Os melhores produtos são os peróxidos alcalinos, na forma de pastilhas efervescentes ou pó que quando diluídos em água liberam oxigênio, limpando a prótese. Apresentam ainda ação antimicrobiana e removem as manchas.
Os pacientes com dificuldade motora para higienização da prótese, podem utilizar substancias químicas existentes no mercado.
As pessoas que usam prótese dentária devem massagear os locais da boca onde a prótese assenta (gengivas e o céu-da-boca) com uma escova de dentes macia.
O interior da boca deve ser examinado regularmente e deve procurar-se sinais de inflamação que possam ser originados por uma prótese dentária desajustada.
Se aparecerem qualquer tipo de feridas na boca, dor ou se verificar que as próteses dentárias não estão bem adaptadas, procure o profissional de saúde.
Higienização das Próteses Fixas
As próteses fixas unitárias, quando bem desenhadas e bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais na sua limpeza e exigem do paciente os mesmos cuidados, isto é, boa escovação na técnica e no tempo corretos, complementada pelo uso do fio ou fita dental. Os portadores de pontes fixas necessitam de dispositivos especiais como escovas interdentais, passadores de fio dental, ou fios com a ponta endurecida, para a limpeza dos espaços protéticos.