Clareamento Dental
Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e ficamos com aquele sorriso amarelo. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes.
Quantas oportunidades você pode ter perdido por não sentir segurança com o próprio sorriso? Sorriso bonito é um padrão de beleza: dentes brancos, bem contornados e alinhados.
A boa notícia é que é muito fácil e rápido deixar a vergonha de lado e abrir aquele sorriso!
Clareamento Dental Fotoativado com Laser é uma tecnologia de ponta, super atual e muito confiável para branqueamento dos dentes.
Como funciona o clareamento dental fotoativado com laser?
O clareamento dental fotoativado com laser é a técnica mais moderna, mais rápida e mais eficiente atualmente para promover o clareamento dos dentes. Nesta técnica, um gel à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40% é aplicado sobre a superfície externa dos dentes e o laser, juntamente com um conjunto de luzes (LED), são aplicados sobre este gel, ativando a liberação de moléculas de oxigênio. Estas moléculas de oxigênio liberadas penetram na estrutura dentária, eliminando os pigmentos causadores das manchas. O peróxido de hidrogênio do gel clareador “quebra” as moléculas dos pigmentos causadores de manchas, as quais são removidas por difusão. O mesmo princípio é válido para o peróxido de carbamida, uma vez que ele reage gerando o peróxido de hidrogênio como produto intermediário.
É possível fazer o clareamento dental fotoativado com laser sozinho?
Não. O clareamento fotoativado só pode ser realizado na clínica odontológica, com tecnologia adequada e profissionais capacitados.
O escurecimento dos dentes podem ocorrer por diversas causas:
- Idade (os dentes escurecem com o tempo)
- Alimentos Corantes (refrigerantes a base de cola, chá, café, vinho tinto e afins)
- Fumo
- Formação (genética de cada indivíduo)
- Antibióticos (durante a fase de formação dos dentes)
- Tratamento de Canal não bem conduzido
- Acidentes causando hemorragia intra-canal (coroa dental)
Pacientes com manchamento por Tetraciclina podem receber clareamento dental?
Sim, pacientes com manchas por tetraciclina podem receber clareamento. No entanto, nestes casos, o sucesso do tratamento depende da intensidade da mancha. Casos mais brandos apresentam maiores possibilidades de oferecerem resultados mais satisfatórios e geralmente o tempo do tratamento é mais longo. O melhor procedimento é avaliar o grau de manchamento causado pela tetraciclina e conversar paciente/profissional sobre os possíveis resultados. Temos relatos na literatura de clareamento dental em casos de tetraciclina com a técnica caseira de até seis meses de duração com resultados satisfatórios. Uma boa opção é a combinação da técnica de consultório com a caseira.
O clareamento dental está indicado para pacientes que tenham:
- Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados;
- Dentes escurecidos pela idade;
- Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo – hemorragia interna;
- Dentes acometidos por fluorose e que tenham manchas amarronzadas;
- Dentes com indicação de faceta.
O clareamento dental está contra-indicado para pacientes:
- Com dentes hipersensíveis ou hipoplasia de esmalte;
- menores de 16 anos (Não recomendamos a realização de clareamento dental em crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos porque nesta fase, a câmara pulpar é muito ampla e o esmalte mais permeável, podendo tornar os efeitos de sensibilidade mais intensos.
- Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador;
- Grávidas ou que estejam amamentando;
- Incapazes de seguir as instruções corretamente;
- lesões cariosas;
- restaurações extensas e/ou deficientes;
- gengivites ou problemas periodontais;
- que tenham sido submetidas à cirurgia gengival/peridontal recentemente.
Clareamento em fumantes é possível ?
O ideal, no clareamento dental em fumantes, é que o paciente cesse o hábito antes do clareamento e não retorne a fumar. É uma situação difícil, mas o dentista tem a obrigação de alertar o paciente sobre os malefícios do fumo e das conseqüências para os dentes, o periodonto e a cavidade oral.
O clareamento dental altera a cor das restaurações já existentes ?
Não. Ele age apenas sobre o dente, sendo necessária a substituição das restaurações antigas que ficarem em desarmonia estética após o clareamento.
Quais os cuidados que o paciente deve tomar com a alimentação durante o clareamento?
- Não ingerir alimentos e/ou bebidas com corantes: beterraba, cenoura, refrigerantes a base de cola, café, chá, vinho tinto, chocolate, açaí, entre outros.
- Deve-se evitar também o consumo de bebidas cítricas e à base de cola, pois podem aumentar a sensibilidade.
- Não se deve fumar.
- Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando o progresso do clareamento.
Durante o clareamento podem aparecer algumas manchas brancas, o que fazer?
É preciso deixar claro que o clareamento dental não causa manchas. No entanto, áreas hipoplásicas (manchas brancas, áreas de hipocalcificação) previamente presentes na superfície do esmalte, e muitas vezes imperceptíveis, podem ser evidenciadas durante o clareamento. Em alguns casos, estas manchas desaparecem devido à re-hidratação da superfície do esmalte após a conclusão do clareamento. O tratamento destas áreas com íons flúor (aplicação tópica), também pode auxiliar no desaparecimento destas manchas brancas (remineralização).
O clareamento dental pode enfraquecer os dentes?
Não, a estrutura dentária é preservada.
Qual o tempo que se leva para fazer um clareamento dental fotoativado com LED e laser?
De 2 a 3 sessões
Quais são as vantagens do clareamento dental fotoativado com laser?
- Rapidez: o paciente já sai do consultório com seus dentes clareados. Alguns pacientes podem precisar de mais de uma sessão.
- Comodidade: No clareamento a laser, não existe a necessidade do uso de moldeira à noite, durante semanas, o que era razão de muitos pacientes desistirem do tratamento.
- Segurança: No clareamento caseiro com moldeira, muitos pacientes acabam desistindo do tratamento por causa da sensibilidade dentária provocada pelo gel, que dura o tempo do tratamento (2 a 3 semanas). No clareamento a laser, se houver a sensibilidade é bem menor e dura em média 48 horas após o tratamento. Isto acontece porque o laser promove diminuição da sensibilidade pós-operatória.
O clareamento dental fotoativado com laser é seguro para gengivas e dentes?
Sim. O agente clareador não tem contato com a gengiva, pois ela é protegida com um material borrachóide. O clareamento não afeta a estrutura dentária.
Os dentes clareados podem escurecer novamente?
Sim, mas os dentes clareados não voltam a ter a cor que tinham antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção.
Qual a longevidade de um clareamento dental?
A longevidade de um clareamento é variável de um paciente para outro. Em trabalho realizado por Leonard, 1998, o autor descreve que 63% dos pacientes encontravam-se satisfeito com a retenção da cor obtida 3 anos após a realização do clareamento, e que pelo menos 35% dos pacientes encontravam-se satisfeitos após 7 anos da realização do tratamento. Referência: Leonard RH Jr. Efficacy, longevity, side effects, and patient perceptions of nightguard vital bleaching. Compend Contin Educ Dent. 1998;19(8):766-70, 772, 774.